domingo, 5 de dezembro de 2010

Parto normal ou Cesariana

Recentemente foi emitido um Relatório da Comissão para a Redução da Taxa de Cesarianas da ARS Norte. Este documento faz um levantamento da realidade no que se refere ao número de cesarianas em oposição ao número de partos naturais. A Ministra da Saúde refere que a cesariana deverá ser uma opção clínica quando o parto natural não é possível.
É referido que Portugal é um dos países europeus com maior taxa de cesarianas.

Vejamos, então quais as vantagens do parto normal:

Tem menos complicações, ou seja, dá menos infecções e necessita de menor intervenção do médico;
A permanência no hospital é breve, geralmente de 24 horas ou menos;
Tem menor custo para os pais;
A mãe retorna mais rapidamente às actividades normais. Pode sentir algumas cólicas devido à contracção e diminuição do útero;
O útero volta mais rápido ao tamanho normal, evitando hemorragias;
A função respiratória do bebé é tendencialmente melhor do que se nascer por cesariana;
A mãe pode abraçar e amamentar o filho logo ao nascer.

Gostava que deixassem aqui a vossa experiência e opinião acerca deste assunto.

4 comentários:

  1. Pessoalmente, vou preferir ter o meu bebé através do parto natural por todas estas razões que aqui apontaste.
    Mas na minha opinião acho que o Estado não deveria de interferir com as decisões das mulheres pois isso só a elas cabe decidir.

    ResponderEliminar
  2. Eu tive dois filhos por cesariana e não por opção minha, mas tenho que discordar nestes pontos:
    -Tem menor custo para os pais; - Não se o fizerem num hospital publico
    - A mãe retorna mais rapidamente às actividades normais. Pode sentir algumas cólicas devido à contracção e diminuição do útero; - Tal como as mães que fizeram cesariana
    A mãe pode abraçar e amamentar o filho logo ao nascer. - Basta a mãe ter feito cesariana com epidural.

    ResponderEliminar
  3. OLá, da minha experiência, que foi UM parto natural sem complicações e "SIMPÁTICO" (5H45M, o único factor que não bateu certo foi a permanência breve no hospital. O que correu menos bem foi a epidural, não sei se foi mal administrada ou se foi da minha "biologia", mas não fez muito efeito durante o parto e deixou-me com dores de cabeça "do arco da velha" durante cerca de 5 dias. Não me conseguia sequer sentar, e estar em pé era como se me martelassem na cabeça. Fiquei portanto 4 dias hospitalizada por causa disso.
    De qualquer forma penso que voltaria a pedir a anestesia pois pelo menos as operações pós-parto (sutura,etc) foram muito pacíficas o que deu para estar com a bebé no peito enquanto o faziam.

    ResponderEliminar
  4. Olá, foi mãe há 5 meses e fi-lo por cesariana. Não por opção minha, muito pelo contrário, sempre quis experimentar o parto normal, mas não deu mesmo. Depois de ser induzido (porque a criança não queria mesmo sair), estive 22 horas em trabalho e parto, sempre na esperança de conseguir parto normal. De repente o bebé entrou em sofrimento e não esperámos mais, fomos para cesariana. Não custou nada a recuperação. Peguei no meu filho ao colo assim que ele nasceu, e desde a primeira hora fui eu a cuidar dele. Claro que com algum cuidado, mas conseguimos mesmo fazer tudo,desde que tenhamos alguém ao nosso lado para nos ajudar a levantar da cama, que foi mesmo a única dificuldade que tive. Ao fim de 72 horas fui para casa e sempre cuidei do meu filho e da casa sem problemas nenhuns!! Não podemos generalizar os partos, cada pessoa é como é e ponto final.

    ResponderEliminar