quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Rudolfo ...é uma rena

Uma canção divertida para animar o natal da pequenada!


Tinta Permanente em pintura com sal





Aqui está mais uma forma de utilizar as pinturas com sal como base. A Mrs Picasso apresenta-nos esta pintura com tinta permanente preta sobre a pintura com sal. O resultado final e realmente bonito.
Esta técnica é também muito bonita para se fazerem postais de natal ou para oferecer aos familiares.

Árvore de natal ou...calendário de advento



Árvore feita com rolos de cartão e decorada com bolas coloridas. Uma ideia bastante simples e que pode ser enriquecida conforme a imaginação das crianças. Os rolos podem ser pintados de verde e no final salpicados com neve, as bolas podem ser substítuidas por decorações feitas pelas crianças.
Esta ideia pode ainda ser adaptada para criar um calendário de advento, onde dentro de cada rolo seria colocada uma surpresa para a criança. Outra alternativa seria usar as embalagens do género das Pringles (poderiam ser revestidas com papel colorido ou pintadas) que são tubulares e têm tampa, assim a cada dia a criança pode abrir a respectiva tampa e ver o que lhe reserva.



terça-feira, 29 de novembro de 2011

Reciclar lápis de cera


 Os lápis de cera estão de tal forma que já é difícil a criança usá-los?

Esta é uma sugestão muito gira para reaproveitar os pedaços de lápis de cera que sobram ou partem que encontrei aqui.


Colocam-se os pedacinhos em formas pequenas, neste caso em formato de coração mas podem ser usadas outras (para ir ao forno. Não experimentei mas é possível que também funcione no microondas). A ideia é derreter a cera nas formas, deixar arrefecer totalmente para solidificar e assim... ficamos com um "lápis de cera" com um formato diferente e com a particularidade de pintar de diferentes cores!

As crianças vão adorar de certeza!!

Uma noite de natal...


"É véspera de Natal, e o Ratinho e o Ratão estão a fazer as decorações natalícias. Ao sair para apanhar azevinho, o Ratinho tem uma grande surpresa: grandes flocos brancos começam a cair do céu.

"Oh! O céu está a desfazer-se!" diz o Ratinho.

Mas enquanto o mundo do Ratinho se vai cobrindo de neve, ele vai descobrindo muitas outras coisas estranhas à sua volta ..."



História da Minutos de Leitura integrada no Plano Nacional de Leitura

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pintura giratória


Damien Hirst nasceu em Inglaterra em 1965. Das suas obras, os quadros mais populares são as grelhas com pontos coloridos e pinturas giratórias.
A imagem ao lado é o exemplo de uma das suas pinturas giratórias.




Aqui podemos ver como fazer "estes quadros" com as nossas crianças.
No blog acima mencionado (relativo à imagem da esquerda) é utilizada uma máquina própria para criar este efeito. No entanto conseguimos o mesmo efeito usando um escorredor de salada giratório, como se vê na imagem da direita.


Natal dos pintainhos


domingo, 27 de novembro de 2011

Sun Flowers de Van Gogh



Van Gogh nasceu na Holanda em 1853. Durante toda a sua vida apenas conseguiu vender um quadro e hoje em dia valem milhões!
Podes conhecer melhor a sua obra aqui.

Este quadro pode ser trabalhado com as crianças mais pequenas, tal como é apreentado no blog Dali's Moustache



Este é o resultado final de um trabalho de pintura, recorte e colagem. poderão conhecer em pormenor todos os passos no blog acima mencionado.

sábado, 26 de novembro de 2011

À espera de um irmãozinho



"A Mãe da Maria disse-lhe que ela iria ter um irmãozinho. A Maria não ficou nada contente... Perante aquela estranha barriga, a Maria passa por tudo: cólera, ciúme, admiração, felicidade... Ao virar cada um dos desdobráveis, aparece o bébé na barriga da mãe da Maria, em evolução. Ele cresce, ouve, já participa... E prepara uma bela surpresa à sua irmã mais velha!"


Uma história deliciosa com um tema muito interessante para abordar com as crianças, principalmente as que esperam irmãozinhos.

História da Minutos de Leitura integrada no Plano Nacional de Leitura

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Rolos... com texturas


Uma sugestão muito interessante para fazer rolos com texturas que podem usar com tintas ou plasticinas.


Basta usar rolos de papel (quanto mais resistente melhor), ou embalagens de Pringles (ou semelhantes) e fazer as texturas desejadas com cola quente.

técnica poderá ainda ser diferente se optarem por usar outros elementos que não a cola quente. Podem por exemplo colar rodelas de rolha de cortiça, corda, botões... e assim construir os próprios rolos com texturas!

Conheci esta ideia aqui.

Laura à procura do pai natal


"A Laura e o seu irmão Pedro vêem o Pai Natal da janela de sua casa. Saem a correr, atrás dele, mas acabam por ver não só um, como dois, três,... vários Pais Natais no centro comercial! O Pedro está convencido: nenhum é verdadeiro.

“O Pai Natal não existe!” 

A Laura quer ajudar o Pedro a voltar a gostar do Natal. Mas como? Ela própria já não tem a certeza se acredita no Pai Natal. 
Felizmente, ela tem a sua amiga Estrela, que a pode ajudar...

Livro de primeiras leituras, abordando um tema com que todas as crianças se irão identificar: o Pai Natal existe? Porque há tantos Pais Natais?"

Livro da Minutos de Leitura integrada no Plano Nacional de Leitura

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A tua opinião conta!

No sentido de manter este cantinho agradável para todos os que me visitam, com frequência ou ocasionalmente, peço que respondam ao questionário que se encontra à esquerda neste blog. Em menos de um minuto deixas a tua opinião e permite-me perceber o que pretendem encontrar quando procuram o este cantinho. 

Muito obrigada!

Esculturas de papel


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Férias de Natal...divertidas

Para quem seja de Lisboa ou próximo aqui fica uma iniciativa para ocupar as férias de natal (19 a 23 de Dezembro) dos mais pequenos de uma forma diferente e divertida.
As actividades terão lugar no Clube Internacional de Ténnis Daniel Sá e as inscrições já se encontram abertas.

Para mais informações vejam a divulgação do evento em Artes Festa das Artes 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pintura marmoreada

Esta técnica pode servir de base à realização de diferentes trabalhos ou servir por si só, num contacto incial para se conhecer o seu efeito.

Numa tabuleiro ou numa mesa colocar espuma de barbear e sobre ela colocar algumas gotas de tinatas das cores desejadas.
Mexer ligeiramente para misturar as cores e colocar por cima um afoilha de papel, onde será impressa a "imagem".
Depois de virar a folha retirar o excesso de espuma com uma espátula e deixar secar

Podem ver todos os passos aqui

Aqui está um exemplo do aproveitamento desta técnica para outros fins-a capa de um livro ou caderno.

sábado, 19 de novembro de 2011

Pintura com sal



Esta técnica tem um efeito muito giro e pode ser usada também para outras actividades que não apenas a pintura em si.
A imagem ao lado é do The Joy of my Life.


Convém que a folha usada seja resistente.
Cobre-se a folha com tinta diluida da forma como desejarem. Para um melhor efeito podem salpicar a folha com água antes de pintar.
Depois de pintada a folha deixar cair o sal. Podem experimentar com diferentes tipos de sal para se perceber a diferença entre os efeitos.

Imagens de natal para colorir ... Pai natal











sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Digitinta ... de Inverno

Uma ideia diferente para a digitinta.


Usar apenas tinta branca e uma folha de cor escura para a impressão. 


(imagem retirada do Art Matters)
O resultado é bastante interesante!

Postais de natal... com o pai natal



Estes postais daqui daqui têm a mesma ideia base. Usam a cara do pai natal como imagem do postal. As técnicas podem variar entre colagem de cartolina, feltro, algodão...





Aqui é usado o corpo inteiro do pai natal "vestido" com feltro. Pode também ser usada cartolina ou musgami mas o efeito não será o mesmo.







Estes dois exemplos econtrados aqui e aqui são feitos a partir da impressão da mão e tem um efeito bastante interessante.

Mãos à obra!!

Painéis de natal



Imagens que podem servir de inspiração para a elaboração de um painel para  o jardim de infância com os pedidos de natal dos mais pequenos, ou para expor trabalhos relacionados com a época.