domingo, 2 de outubro de 2011

Amamentação...uma proposta...

Tendo em conta que durante a próxima semana celebra-se a Semana Mundial do Aleitamento Materno proponho aqui a quem tenha experiências de amamentação a partilhar.


Além disso deixo uma questão que considero bastante pertinente... qual a vossa opinião em relação à possibilidade de amamentação nas creches? É possibilitada/facilitada essa prática? São criados espaços adequados para que se possa manter a amamentação após a mãe retomar o emprego? E quanto à conservação de leite materno...é possível essa prática nas instituições para que possa ser dado à criança?


Gostava muito de saber a vossa opinião e experiência relativamente a estes aspectos... Partilhem! Obrigada...

1 comentário:

  1. Eu sempre quis amamentar, sempre foi meu objectivo que só veio a solidificar-se ainda mais por ser enfermeira. Pensava que sabia o ABC, que estava tudo controlado, dominava os males e os tratamentos, seria tudo fácil por certo! Mas não! Fui mãe há pouco mais de 4 meses e não estava nada preparada para o que vinha (além do facto de ter nascido prematuro. Felizmente desde o inicio foi possível amamentar porque ele tinha bom reflexo de sucção, no entanto era muito pequeno! Ainda na maternidade tive subida de leite tremenda e não podia fazer o que sabia que tinha de fazer (dar mama) porque ele só dormia (por mais estimulado que fosse. Fiquei sem mamilos tal foi o ingurgitamento, fiz fissuras e tudo a que tive direito, não resolvia com duches ou com bomba, só mesmo quando o bebé estive desperto o suficiente para me vazar!
    Levei as 3 primeiras semanas a chorar a cada mamada que na altura não demorava menos que 40 minutos. pareciam-me agulhas a entrar pela mama a dentro, mesmo tendo em conta as nossas posições e pega... só precisava de tempo para cicatrizar e desde então tem sido ouro sobre azul. Continuaremos a amamentar exclusivamente até aos 5 meses e meio, altura em que terei de introduzir os sólidos para regressar ao trabalho mais descansada! Na creche não vou amamentar, o meu trabalho não me permite! Vou deixar o leite, que espero que seja convenientemente armazenado. Por esta altura estou apenas stressada com o facto dele não gostar de chuchas nem pegar no biberão! Aceito sugestões!

    ResponderEliminar